24/05/2009

Educação nojenta

Educação é um dos pontos estratégicos de qualquer governo. A educação, nos dois sentidos, explica bem a questão da pobreza e da desigualdade. Na Bahia o setor educacional não vai bem. Acredito que nunca foi. Prova disso, vemos que o Estado da Bahia é o que mais tem analfabetos no País. Nas escolas públicas, os alunos não conseguem alcançar resultados mínimos em testes de português e matemática.
O Estado da Bahia estar pouco distante da média nacional. Segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a média nacional é de 3,1 .
O IDEB foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Esse resultado de 3,1 significa vergonha para a educação brasileira, ainda mais para a baiana, uma vez que a Bahia estar abaixo da média nacional.
O governo atual disse que priorizaria a educação; não fez isso. Fez muito pouco. A nível de Bahia, como o secretário Adeum Sauer falou para mim, a educação mudou. Mudou para PIOR!
Eu tenho nojo dessa "nova" facção que estar no poder.

Rafael Almeida Teixeira. Itabuna-BA 24.05.09

4 comentários:

Rafael Almeida Teixeira on 24 maio, 2009 11:33 disse...

Adeum, ainda bem que, fechei os olhos e tapei os ouvido para não acreditar em suas promessas.

elza on 24 maio, 2009 17:18 disse...

Não é só educação que nos faz ter vergonha, a saude tambem é humilhante para aqueles que dependem desse serviço.

Ah.. gostei das fotoss..

elza

jawaa on 30 maio, 2009 16:33 disse...

Pois sim, Rafael, veicula muito bem as suas ideias, mas ter vergonha não é suficiente e ter nojo não deve ser. Como professor que é, tem muito trabalho pela frente, toda a sua vida não vai chegar.
Ainda porque vai ter de enfrentar o desafio que já me confessou de organizar um «português» especial para a sua Bahia linda. Isso de simplificar os verbos (por preguiça...)e dizê-los sempre no infinitivo coloca ruídos em mim, já sabe.
Por isso prefiro sua poesia, menino lindo.
Um abraço daqui, onde os problemas da educação se multiplicam porque se facilita em excesso.
Educar é trabalhar o espírito e isso «dá trabalho»!

Rafael Almeida Teixeira on 04 agosto, 2009 16:50 disse...

Ele foi exonerado hoje =D

 

O mundo de Sofia Copyright © 2007-2017 Designed by Rafael Almeida Teixeira