05/06/2008

O Robô e o Mico

Ontem após sair da FTC, comprei um acarajé e fui rumo a praça José Basto. Tinha poucas cabeças lá, tive a chance, então, de escolher o melhor local para degustar o quitute africano abrasileirado.
Após sentar de costa para o fórum Rui Barbosa, próximo ao maior pé de jaca, Comecei a me deliciar com o bolinho abrasileirado, foi quando percebi uma movimentação de micos no topo da jaqueira. De imediato não me assustei, pois já era do meu conhecimento que algumas arvores da praça são povoadas por micos.
Observei que além dos micos tinha uma coisa, estranha, que nem de longe assemelhava-se com aqueles primatas. Era um robô.
Um robô moderníssimo.
Vi o macaquinho dialogando com aquele ser estranho, aproximei e me interessei em ouvir a conversa deles.
Escutei o macaquinho perguntar ao robô de onde ele havia surgido.
O robô respondeu que fora criado pelas mãos de seres humanos.
O macaco então perguntou o que ele sabia fazer.
O robô disse que foi programado para trabalhar arduamente de tudo e em tudo que lhe mandar-se.
O macaco exclamou: -Então você ganha muito bem! Afinal seu trabalho é requisitado.
Para surpresa do macaco, o robô trabalhador disse que não.
O macaco fez mais uma pergunta.
-Qual é a razão para você trabalhar
arduamente sem descanso, sem salários, sem férias,
sem nenhum direito?
Sem saber responder a pergunta que lhe fora feita, ele teve pensamentos, e não entendeu o porquê de trabalhar tanto e não ser recompensado.
Tempos depois o robô trabalhador ouviu um ser humano gritar bem alto.
- O mundo tem duas partes: a parte boa é dos que pensam; outra é dos que têm pensamentos!
Pense nisso.

PS: Foto acima é da casa do macaquinho.

Rafael Almeida Teixeira. Itabuna-BA 05.06.08

25 comentários:

Rafael Almeida Teixeira on 05 junho, 2008 07:08 disse...

Algumas vezes me vejo agindo como esse robô.
Contudo, todavia, procuro pensar. Sempre.


Quero trocar a imagem desse robô feio, ainda essa semana, vou fazer uma foto do macaquinho que mora na praça José Basto.

 ADM on 05 junho, 2008 08:01 disse...

cara se quizer uma foto minha pra colocar ai posso ate tirar uma pra vc, pq me senti o robo tb.kkkkk
abraços


http://mp4pontocom.blogspot.com/
baixe o seu cd preferido ate com internet discada.

GRUPO TWITTER on 05 junho, 2008 09:19 disse...

Legal o texto..
Me sinto - infelizmente ou felizmente - na pele do robo tbm.!!

BeiJos.

Carlos Macêdo on 05 junho, 2008 09:54 disse...

Pobre robô....
hheheheheheh

flw!

Henrique Monteiro on 05 junho, 2008 10:24 disse...

Prefiro ser um mico livre, do que ser mais que isso e pagar mico.

Rafael Almeida Teixeira on 05 junho, 2008 10:26 disse...

O robô só não pagou mico porque ele não pensa.
Se ele pensar-se teria como pagar mico.

Paulo Roberto on 05 junho, 2008 13:02 disse...

Não me resta dúvida que as vezes sou que nem o robô!
Ei, vc tirou meu banner daqui pq?
AbraçO!

Anônimo disse...

Malandro, o que tinha nesse acarajé ai? hahahahaa

Mas tem hora que eu queria ser um robo viu.

Muito bom o post, meus parabéns.

Anônimo disse...

Um dia o robot ainda vira macaco.

Uma questão de evolução...


Por que escrevi robot?! Depois te conto. Ms tem algo a ver com o russo.



Abraços, flores, estrelas.

Anônimo disse...

Você é cult demsid pra mim. x__x

Felipe Bastos on 06 junho, 2008 18:13 disse...

Sinceramente,eu li o texto e pensei,pensei e não entendi nada.Achei o texto meio estranho,sei lá,não entendi mesmo a mensagem,será que sou um macaco ?

Rafael Almeida Teixeira on 06 junho, 2008 18:20 disse...

RESPOSTA PARA slim shady

Você é macaco não.

DuDu Magalhães on 06 junho, 2008 18:22 disse...

Eu sou a parte que têm pensamentos.S

Pelo menos é assim que quero que as pessoas me vejam..

http://visaocontraria.blogspot.com/

Anônimo disse...

pô cara, obrigado pelos elogios.
você pode ter se lembrado de manuel bandeira, mas lembre-se de uma coisa: eu não sou manuel bandeira.
eu sou um humilde xiita.
se você quiser considerar aquilo como arte, é um direito que você tem. não quero impor uma visão sobre aquele amontoado de palavras.
eu não vejo aquilo como arte, justamente porque sou muito humilde, auhauhauauhuha.
vejo aquilo como "uma grande brincadeira de merda".

sobre o seu post, é bem intrigante.
não sei se totalmente ficção, se é totalmente baseado em fatos reais, ou se é uma mistura dos dois.
confesso que não cheguei a uma conclusão segura sobre aquela reflexão do final do texto.
eu sou muito limitado(olha a pseudohumildade aí de novo, auauhua).
té.

Rafael Almeida Teixeira on 06 junho, 2008 18:50 disse...

Gabi minha colega blogueira,

Quando falei que notei um certo pre-conceito você não aceitou, ou entendeu errado.

Olha só, pelo tempo que eu a conheço, sei que não teria a intenção de ser pre-preconceituosa, no entanto você foi.

Observe: "A tal “Reforma ortográfica” só vai deixar o brasileiro mais burro."

Segundo o seu discurso o brasileiro é burro

Isso está sub-entendido.

E aqui você cara amiga, entrou em contradição: "Não é a língua que deve adequar-se às pessoas, pelo contrário!"

Se é 'pelo contrário' por que você é contra ao acordo ortográfico?

Uma vez que uma das funções desse acordo é combater os diferentes uso da da língua portuguesa. (uso na escrita).

No mais, eu parabenizo pela sua iniciativa de se expressar, no tocante a isso, somos todos livres. Aqui no Brasil.

Abraços afetuosos. \o/

Deus seja contigo hoje e sempre.

Patrycia on 06 junho, 2008 19:25 disse...

Primeiro: adoro acarajé!! Aqui na minha idade só tenho o privilégio de comer no meio do ano... rsrs

Quanto ao texto... Não sei por que me identifiquei com esse robô??? Será que é porque essa é a realidade da maioria dos trabalhadores nesse país?? Tudo bem, não é de graça, mas a relação entre o que se ganha e o que se trabalha... putz!!

Adorei teu blog, teus textos... Show!

Vou linkar ao meu, ok??

Patrycia
acendedordelampadas.blgospot.com

Lua.Roots' on 07 junho, 2008 11:30 disse...

Sim Rafa , fui sua aluna la do Amélia,8m2 ;D
(Luane)
espero qe lembre ^^
beijooos
Adorei aqui !

Fernando Gomes on 07 junho, 2008 17:35 disse...

Passando para agradecer os elogios e a visita ao meu blog.

Só pra esclarecer, Sex and the city não é um musical.

abraço.

Comenta aí também:
I Said Goddamn!

Rafael Almeida Teixeira on 08 junho, 2008 10:06 disse...

Troquei a imagem do Robô pela foto da casa do Mico

Dih Fernandes on 08 junho, 2008 10:14 disse...

Cara se tu escutou eles conversando tu deve ta meio louco!!!

auhauhauhhuauhauhauhahua

http://www.avidanobeco.vai.la/

Caio Rudá de Oliveira on 08 junho, 2008 10:26 disse...

Exatamente por isso é que prefiro pensar. Prezo pela minha autonomia. E a filosofia me ajuda.

:D

Anônimo disse...

ola!

pensar e ter pensamentos é coisa nossa....mas o chato e complicado e "pagar o tal do mico". aí temos que pensar mesmo.....




abracos

Uriel Gonçalves on 08 junho, 2008 22:53 disse...

Que diferente, saindo totalmente do real e indo parar na inovação. Parabéns ^^

Mas eu nao me sinto o robo, nem o macaco. Me sinto o telespectador.

sacodefilo on 08 junho, 2008 22:54 disse...

Lembrei do filme tempos modernos do Chaplin... Já viu? Homens-Robôs... criando robôs.
Boa reflexão..

Luccas Balacci on 08 junho, 2008 23:25 disse...

coitado do robô...
é como nós que trabalhamos por salários baixos, e com milhões de impostos!
tiram a CPMF já colocam a CSS (Não é o Cansei de Ser Sexy) no lugar! rsrsrs...

Abrazz!
http://blogataverna.blogspot.com/

 

O mundo de Sofia Copyright © 2007-2017 Designed by Rafael Almeida Teixeira