25/11/2007

Mídia. arma prima de dominação

Vamos lá, vamos evoluir mais um pouco, saliento antes detudo que serei metalingüístico, usarei um mecanismo forte, senão o mais forte de controle e manipulação da massa.
Recentemente fui assistir ao filme mais caro já produzido por Hollywood, Homem-Aranha. Saí do cinema com uma definição na cabeça: o poder está em tudo!
A mídia é o poder ela reflete isso e vice-versa. Controla, influencia de maneira "prazerosa" falo sobre os modismos; estereótipo poderia expor aqui infindáveis exemplos subliminares, no entanto salientarei o que estar por de traz da imagem estereotipada do herói norte americano.
Você já se perguntou o porquê desse herói usar uma roupa vermelha e azul? Fazendo um paradigma com o Super-Homem encontramos semelhança nas cores das roupas de ambos. Filmes, desenhos animados, histórias em quadrinhos, na maioria das vezes trazem esses heróis solucionando problemas pessoais e coletivos dos outros, os quais quase sempre relacionados com problemas da humanidade.
A classe dominante nos passa a idéia de superioridade, todavia vestiram tais heróis com as cores da bandeira dos Estados Unidos, artifício que torna a associação de idéias ainda mais profunda e de cunho ideológico. Essa é a ideologia imperialista sendo disseminada, volto a dizer, de forma prazerosa através de um produto cultural.

Rafael Almeida Teixeira. Itabuna-BA
25/05/2007

2 comentários:

Blog Clarice Lispector on 26 novembro, 2007 12:12 disse...

Claro, pode sim!

Add.

Bjo e obrigado pela visita.

:D

Pr. Wagner Fernandes on 01 dezembro, 2007 14:08 disse...

Francamente, não sabia que a FOX tinha gastado tanta grana assim no Homem Aranha. Só o filme do Superman custou 200 milhões aos cofres da Warner.Mas que o Aranha tinha sido tão mais caro que todos os outros de todos os tempos, estava por fora.

Com relação às mensagens, vc está certo. A idéia de um super-herói com as cores do Tio Sam fica bem denotada. O Superman foi criado na Grande depressão, ilustrando que o povo americano precisava de um salvador.Mas, as mesnagens vão muito além do aspecto político e de soberania de uma nação usando a mídia para influenciar outras.

Um grande abraço.

 

O mundo de Sofia Copyright © 2007-2017 Designed by Rafael Almeida Teixeira