28/11/2009

Pôr-do-Sol


Agora a pouco reli as três melhores obras literárias dos meus alunos. Essa semana, como combinado, propus a eles um concurso literário. Gosto de forma leitores, escritores; poeta. Amo literatura - não foi por um simples acaso que cursei Letras - Aprendi a ler antes de chegar na escola. Lembro do meu primeiro livro, um livro de capa dura e de cor vermelha que falava acerca do céu de Deus. Com aquele livro viajei até o Paraíso. De lá pra cá, li outros livros fascinante, viajei pelo mundo e fora do mundo adquiridos coisas boas.
Esse ano, jurei que leria o numero máximo de livros possível, em Janeiro li O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe ensinou-me de uma forma lúdica que nada acontece por acaso, também, ajudou com que aumentasse meu amor pelo pôr-do-sol.
Amando o pôr-do-sol,  fujo da rotina, subo ao ponto mais alto de Itabuna e lá fico a sós com o sol. Sempre quando consigo contemplar-lo confirmo sua unicidade; saliento que já vi centenas de vezes. Alguns especiais por demais, poderia lembrar o sol de Acuípe em 2007, o sol do Elevador Lacerda em 2006  no qual aquela bola de fogo desceu no mar. Entre outros e outros pores-do-sol.
Eu amo o pôr-do-sol, além de tudo, porque é algo reciproco. O por-do-sol faz com que eu ame a literatura e a literatura faz com que eu ame o fim de tarde. Lembro que meu primeiro poema, publicado, foi sobre o pôr-do-sol. No poema, meu lirismo expressou a felicidade que o ocaso propicia. Sou mais poeta ao entardecer.

Rafael Almeida Teixeira. Itabuna-BA 28.11.2009

4 comentários:

Rafael Almeida Teixeira on 28 novembro, 2009 23:35 disse...

~

Quel Moraes on 01 dezembro, 2009 23:23 disse...

Pôr-do-sol, hora fantástica...
Intervalo entre dia e noite, me inspira a deixar a luz do dia penetrar a alma, e não deixar que o frio da noite penetre sonhos adentro...
Minha terra tem o pôr-do-sol mais bonito que o seu!! xP
Abraço grapiúna!
Shalom!

Rafael Almeida Teixeira on 02 dezembro, 2009 00:10 disse...

Eu tenho pôr de Ios, iu :P

Myla on 03 dezembro, 2009 23:34 disse...

- O pequeno principe um dos meus livros preferidos, realmente nada acontece por acaso...
"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar." [o pequeno principe]

não sei se isso pode ser de fato algo comum, mas os meus melhores poemas surgiram ao por do sol, axo que posso dizer que sou uma poetiza noturna kk's
amo ver o encontro do sol com a lua e perceber que um necessita do outro, ai me remeto ao pequeno principe para enxegar o claro, basta mudar a direção do olhar.. se tudo deu errado durante o dia e você observa o por do sol, muda a direção do olhar e o que o coração estava transbordando se tornam palavras que concientemente nunca imaginara encontrar....



- desculpa falo de mais é que eu amo por do sol

beijos

 

O mundo de Sofia Copyright © 2007-2017 Designed by Rafael Almeida Teixeira